Filie-se ao pt

Vereadoras e Vereadores

Tonhão - 13260

Antonio Firmino Sobrinho, 76, o Tonhão como é conhecido pela comunidade do Barreiro, candidato a vereador em Belo Horizonte pelo do Partido dos Trabalhadores tem, na vida, histórias de lutas que precedem, em muito, as do próprio partido, onde é filiado desde 1999, mas que admira desde a fundação.

Como metalúrgico, em Contagem, esteve presente nos movimentos de organização política e sindical da classe que resultaria, anos depois, na grande greve de 1978. Esse espírito inquieto, curioso e solidário o move, por todos esses anos, a travar embates, que, a seu ver, eram cruciais contra a avassaladora exploração a qual eram, e ainda são, submetidos trabalhadores e trabalhadoras e contra a injustiça social que até hoje sequestra e confina vidas e sonhos a uma miséria aguda que se reproduz em desigualdade social.

Sua caminhada, serena e firme, começa em Mantena, vale do Rio Doce, onde nasce quatro dos nove filhos de Pedro Firmino, cafeicultor de pequeno porte, e de Alice Virgínia, mãe de casa que a todos distribuía atenções e cuidados. É no seio dessa família que edifica o caráter íntegro, decente e digno que norteia sua ética na vida.

Aos 21 anos, com alma que não mais cabia na pequena Mantena, traça, para si, o rumo para Belo Horizonte, onde desembarca com a mala arrumada em sonhos, cheia de curiosidade e vontade de entender o mundo e aprender sobre ele.

Dos sonhos, realiza alguns. Constitui com Maria da Piedade a família que se multiplicou nas duas filhas, nos dois filhos, e nos sete netos e nisso já se vão 50 anos. Também se empenha no aprendizado da metalurgia e suas ciências, onde finca as raízes do saber, do trabalho e da renda.

Há alguns anos a vida, como lembra, lhe serviu o cálice mais amargo que um pai e uma mãe podem beber, a morte de seu segundo filho, Antônio Firmino, ator em ascensão que se destacava em seu trabalho. Apresentado às drogas foi sorrateiramente levado por elas. Dessa vivência, ficaram nele a indignação e a solidariedade, e mesmo diante dessa tragédia reuniu em si forças para um novo embate, o combate às drogas.

Sua proposta central não se limita à denúncia factual, nem elimina as ligações perversas entre realidades, pelo contrário, tem a clareza de que o flagelo das drogas não caminha sozinho pelas sombras da comunidade, mas é resultado das desigualdades sociais e econômicas.

Para Tonhão, falar sobre combate às drogas, em nossa cidade, é falar de segurança contra a violência que se reproduz nesse ambiente. É falar do direito a escola que produza um universo de oportunidades. É falar de saúde para todos que ampare com dignidade as necessidades físicas, mentais e sociais. É falar em juventude, que tenha contemplada a vivência do esporte e a experiência da cultura. E por fim, é falar de justiça social que contemple a igualdade de direitos e deveres para todos e todas.

É, por mais vida, vida plena, que coloco o meu nome como candidato a vereador em Belo Horizonte, Antônio Firmino, o Tonhão, 13.260.

** ** ** **

PROPAGANDA ELEITORAL ELEIÇÃO 2020 TONHÃO 13260 - PARTIDO DOS TRABALHADORES CNPJ 38.586.204/0001-29