Filie-se ao pt

Vereadoras e Vereadores

FÁTIMA BURGER - 13444

Muito se diz que a vida de uma pessoa é a soma de todas as suas experiências, isso fica claro quando conhecemos Maria de Fátima Sousa, 53, a Fátima Burger, natural de Braúnas, distrito de Guanhães, filha de Sebastião e Maria da Conceição, candidata a vereadora em Belo Horizonte, pelo Partido dos Trabalhadores.

A mãe perdeu cedo aos 9 anos e pelas complicações que a vida leva e traz resolveu e voou do ninho aos 16 anos, veio para Belo Horizonte, onde começou a escrever uma vida de lutas, com vitórias e derrotas, mas como é do seu entendimento sempre aprendendo, sempre crescendo.

Sua militância no Partido dos Trabalhadores confunde-se com sua própria caminhada na vida, começou distribuindo panfletos e santinhos logo quando chegou a Belo Horizonte, encontrando ali uma família que a acolheu e que por ela foi acolhida.

De sua natureza e dessa experiência levou-a, desde então, a carregar sempre no olhar uma visão crítica e solidária. E ter sempre as mãos estendidas para os mais desfavorecidos. É por isso, que constantemente parece sempre inquieta e indignada, mas basta um pouco de conversa para entender a dimensão de uma e de outra.

Quando começou vendendo churrasquinho na lata na antiga Telemig, hoje PUC/São Gabriel, alguns viram no seu esforço, mendicância, mas para ela, como não podia deixar de ser, era um trabalho que lhe trazia dignidade. “Vou ser alguém na vida, ainda vou lutar por vocês”. E o que começou com uma lata hoje se transformou em um empreendimento de sucesso. Viva Maria.

Para além de si mesma, transborda em atenções e cuidados com o esposo, Manoel, com as seis filhas, com o filho, o bendito fruto, e com os quatro netos. Mas não para aí, ajuda na comunidade do bairro São Gabriel, na Igreja, no Caminho para Jesus e em outros tantos, que sempre recebem a visita iluminada de Fátima Burger com seu delicioso cachorro quente, seu sorriso, sua alegria.

Da sua indignação nasce a crítica permanente à dificuldades e invisibilidade que passam e sofrem os moradores de rua, a quem acolhe, alimenta e cura as feridas, do corpo e da alma. Não fica de fora, também a carestia que hoje assombra as famílias, como pode um pai ou uma mãe de família não ter dinheiro para comprar o gás de cozinha, afirma com a força de quem não se satisfaz com respostas burocráticas e evasivas.

A educação pública para todos é a bandeira que carrega por ter na sua vida a experiência de quem não teve no tempo as oportunidades que a realidade para muitos nega. Mas Maria não pára, não aceita e luta, hoje aos 53 anos diz com muita alegria do diploma do ensino médio conseguido com esforço no EJA, política pública do PT, afirma, ao cobrir de elogios.

Seus objetivos como candidata a vereadora pelo PT são claros e lúcidos, como sua trajetória de vida, pretende ser a Fátima Burger de sempre, nunca dormir em cima do toco, como dizia Sebastião, seu pai. Trabalhar muito, como sempre trabalhou, pelos desfavorecidos, pelo cuidado e respeito aos idosos, pela educação para todos, por oportunidades para a juventude, pelo transporte público gratuito e de qualidade para os trabalhadores, as trabalhadoras e os estudantes, pela melhoria das condições de atendimento nos postos de saúde. Ou seja, Fátima Burger como sempre Maria.

** ** ** **

PROPAGANDA ELEITORAL ELEIÇÃO 2020 FÁTIMA BURGER 13444 - PARTIDO DOS TRABALHADORES CNPJ: 38.587.991/0001-23