Filie-se ao pt

Meio Ambiente

MEMORIAL DO LANÇAMENTO DO SETORIAL MEIO AMBIENTE DO PTBH

MEMORIAL DO LANÇAMENTO DO SETORIAL MEIO AMBIENTE DO PTBH


 

Dia 17 de dezembro de 2021, sexta-feira, às 19 horas, na sede do Partido dos Trabalhadores de Belo Horizonte, iniciamos a coordenação do Setorial de Meio Ambiente do PTBH. Confesso que meu sentimento oscilou em um misto de alegria com sensação de “frio na barriga”, frente aos enormes desafios desta nova frente de ação. Inicio esse registro me apresentando como mãe do Enzo e do Luke, o cão que amo como filho, casada com Paulo, filha do José e da Maria, irmã do André, tia de 5 sobrinhos. Sou geógrafa com pós-doutorado em planejamento urbano e regional, professora, e pesquisadora no Observatório das Metrópoles. Iniciei meu ativismo ambiental na luta contra a supressão de uma árvore na porta da minha casa, quando entrei no Coletivo Mais Árvores, e também na luta, vitoriosa, pelo reconhecimento da Mata do Planalto, como área de interesse coletivo da cidade.

Nosso encontro reuniu cerca de 50 companheiros e companheiras em modelo híbrido, presencial e online. Fomos contemplados com a presença do Ministro de Direitos Humanos, no governo Lula, Nilmário Miranda, que destacou a necessidade de trabalharmos a questão ambiental de maneira transversal com os direitos humanos. Sabemos que o racismo ambiental atinge fortemente e ameaça os direitos humanos. São os assentamentos humanos dos trabalhadores(as) em comunidades mais desassistidas e precárias, que sofrem mais diretamente os efeitos da emergência climática e que vivem em situação de vulnerabilidade ambiental, esses trabalhadores(as) em grande parte residem em áreas de risco.

Dentre os dirigentes partidários, aos quais sou extremamente grata, estavam presentes o presidente do PTBH, Guilherme Jardim, nosso maior incentivador, desde nossa entrada no partido há 20 meses atrás, e o dirigente Cléber Maia, o qual teve destacada atuação na elaboração dos programas de governo e em cargos de confiança na área ambiental. Estiveram presentes somando conosco, o anterior e o atual coordenador do setorial de Meio Ambiente MG, respectivamente, os companheiros Leandro Cruz e Edilberto Fernandes.

A ampla participação feminina também foi destaque, com a presença da secretária de Mulheres do PTBH, Sueli Lisboa, e também vice-presidente da regional Oeste, e a ex-secretária de Mulheres do PTBH, Isabel Lisboa, vice-presidente da regional Pampulha, a qual integro. Contamos ainda com a presença dos(as) presidentes regionais, Kikão, da regional Norte, a Ana Pascoal, da regional noroeste, e a Isabel Dimas, da regional Leste. Também esteve presente a companheira de lutas Lúcia Helena, representante do PT Periferia. Os/As presidentes regionais relataram os desafios que enfrentam no dia a dia, à frente das regionais da cidade, principalmente os impactos relacionados às enchentes e aos alagamentos anuais, durante o período chuvoso. Reforçamos que é no território, no lugar, nos bairros, que vivenciamos as amenidades dos parques e as perdas materiais e de vidas humanas nas enchentes anuais.

Entre os palestrantes convidados, estavam João Bosco Senra, ex-vereador e ex-secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte no governo de Patrus Ananias. Também esteve presente Flávia Mourão que foi secretária de Meio Ambiente da PBH, e diretora da Agência Metropolitana de Minas Gerais no governo de Fernando Pimentel. Geraldo Vitor Superintendente de Licenciamento Ambiental de Contagem e Signatário do Manifesto Socialista Brasileiro. Todos destacaram de forma brilhante a importância que representa a criação deste setorial para Belo Horizonte, cidade polo da 3ª maior região metropolitana do país. Destacaram a necessidade de realizar o enfrentamento às ações devastadoras que tem destruído as políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, fizeram também uma análise do tratamento dos temas ambientais atuais, com destaque para água, saneamento e papel do Brasil, no tratamento das questões ambientais

Contamos com a presença muito especial e qualificada de grandes lideranças dos movimentos sociais de Belo Horizonte. Destacando-se o Antônio Lajes, do Projeto Pomar BH, a Maria Lina, do movimento Venda Nova Sustentável, a companheira de Contagem, Adriana Souza, líder do Movimento SOS Vargem das Flores.

Agradecemos especialmente a todas as pessoas presentes, companheiros e companheiras que escolheram estar conosco debatendo a questão ambiental de nossa amada Beagá, e deram brilho e legitimidade ao nosso encontro através de suas intervenções durante o debate.

A ocupação desse espaço não seria possível sem um amplo movimento coletivo intrapartidário, do qual fazem parte nossos companheiros e amigos, Bruno Ribeiro, Jorge Gabriel, Davi Násser, Leandro Cruz, Cléber, Flávia Mourão e Irmã Beth. Agradecemos imensamente aos companheiros que instrumentalizaram nossa ação, Val Assis, Arildo Hostalácio, Camila Luz, Breno Corrêa, Micheli Guimarães e Wanderson Serafim. Agradeço ao meu marido Paulo, por me dar cobertura, para que eu possa exercer com tranquilidade as atividades partidárias, que nos últimos dias foram intensas, mas também muito prazerosas.

Finalizamos este memorial, com o destaque às lutas da Mata Planalto, Fora Heineken, Rodoanel, da qual fizemos parte, e que temos vencido através da mobilização popular, conseguindo que governos e empresas retrocedam frente ao clamor do povo. Muitas outras lutas como a da Mata do Havaí, do tombamento da Serra do Curral, as enchentes anuais, estão diante de nós para serem enfrentadas coletivamente, nos territórios da cidade. Objetivamos mais do que fazer enfrentamentos, sermos propositivos, apontando caminhos e alternativas possíveis. Sustentamos que a educação ambiental é libertadora, e deve ser nosso meio de ação, entre os militantes do partido e na sociedade de Belo Horizonte.

Reiteramos a centralidade da pauta socioambiental, e aí incluímos também a pauta transversal dos direitos animais, assim como no caso dos direitos humanos, como sendo de fundamental importância para o enfrentamento à política ultraliberal dos governos Zema e Bolsonaro. Queremos influenciar coletivamente e de maneira participativa, os programas de governo das eleições que se avizinham em 2022. Precisamos eleger e ampliar bancadas ambientalistas em todas as escalas, na Câmara Federal e Assembleia Legislativa, para que interrompam, efetivamente, a decadência socioambiental, ou seja, algo muito mais grave do que a crise socioambiental, já em curso. Só com a união dos agentes e atores progressistas poderemos enfrentar a “bancada do agro”, bem como a mudança e emergência climática, depois de elegermos Lula, novamente para a Presidência da República do Brasil em 2022.

Nosso encontro foi diverso e participativo, continuaremos contando com aqueles dispostos a participar dessa construção, que só pode ser coletiva, do direito à cidade ambientalmente e socialmente justa, dentro desse novo e importante espaço do encontro e da vivência, aberto no Partido dos Trabalhadores de Belo Horizonte.

Informaremos em data oportuna os encaminhamentos e o início da agenda 2022, para a construção do plano de trabalho, baseado nas demandas encaminhadas nas falas dos participantes do nosso primeiro encontro.


 

Barbara França

Coordenadora do Setorial de Meio Ambiente do

 Partido dos Trabalhadores de Belo Horizonte