Filie-se ao pt

NOTÍCIAS

Plenária ampliada do Diretório do PT-BH

pHá muito sabíamos que golpe não se arrefeceria com o afastamento de Dilma da presidência. Além do ataque frontal aos direitos trabalhistas e sociais, o golpe, que trocou tanques por togas, pretende desnacionalizar a economia, a perda de soberania e traz consigo o obscurantismo moralista, pois seu objetivo é a construção de uma democracia fraca que destrave os obstáculos à livre circulação do capital internacional.

Por isso, tanto se empenham em destruir o PT, um símbolo de participação ampla, democrática e popular. A trajetória do partido se confunde com a retomada de um genuíno projeto de nação. Considerada a maior agremiação de esquerda do mundo, ela sofre perseguição de toda a complexa rede de poder engendrada para alijar o país de um futuro digno e solidário.

As contribuições que o PT trouxe ao Brasil e ao povo brasileiro são de inegável magnitude histórica e social. A firme dianteira que Lula mantém nas pesquisas contra todos os adversários, apesar do diuturno bombardeio promovido pelo consórcio do golpe, é prova de que essa memória não se perdeu.

BH é testemunha privilegiada dos benefícios de uma política a favor da igualdade. Desde 1993, com Patrus Ananias à frente da prefeitura, passando pelos governos de Célio de Castro e Fernando Pimentel, a capital mineira conheceu o verdadeiro sentido da palavra progresso, num despertar de forças que transformou o município e fez dele um lugar mais justo e acolhedor.

Habitação popular, geração de empregos, economia criativa, o salto na educação infantil, democratização do acesso ao consumo e à produção de cultura, orçamentos participativo, humanização da cidade, com diversidade, tolerância e respeito: eis apenas algumas das marcas deixadas pelas gestões do PT em BH.

O fogo cerrado que ainda mira o partido, também aqui produz efeitos drásticos. Sem receber nenhum centavo do Fundo Partidário, o PT-BH sobrevive exclusivamente da contribuição de seus filiados e simpatizantes. Esses poucos recursos são insuficientes para cobrir despesas correntes e ainda mais para sustentar qualquer plano mais ousado de ação. Por isso, estamos empenhados em sua restrutura. A cidade e o país mais do que nunca precisam do PT para resistir aos tempos sombrios e reconstruir a trilha para dias melhores.

O primeiro passo foi incrementar as estruturas das zonais do partido, espalhadas pelas nove regionais da cidade, reativar nosso site (http://www.ptbh.org.br) e, para breve, uma campanha de arrecadação pela internet, aberta a todas e todos que acreditam na democracia e na justiça social.

Na semana passada, no Expominas, durante a comemoração dos 38 anos do PT, Lula inflamou a grande plateia ao anunciar sua pré-candidatura, como contraponto a Temer que, agora, centra seu fogo contra os pilares democráticos, ao engendrar intervenção militar no Rio de Janeiro. Vamos resistir ao golpe. O PT é você. Venha com a gente.

Arnaldo Godoy | Presidente do PT-BH