Filie-se ao pt

NOSSA HISTÓRIA

PARTIDO DOS TRABALHADORES 41 ANOS DE LUTA

 

10.02.1980 – O Partido dos Trabalhadores é fundado

O PT foi fundado como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. Foi oficializado como partido político em 10 de fevereiro de 1980, pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral. [Foto: Juca Martins/Olharimagem - Acervo CSBH-FPA]

Foto: Juca Martins/Olharimagem - Acervo CSBH-FPA

1982 - Primeiro prefeito petista

O então ferramenteiro Gilson Menezes se tornou o primeiro prefeito eleito pelo PT, em Diadema, cidade da Grande São Paulo.

1984 - Movimento Diretas já!

Defensor do socialismo democrático, o PT foi fundamental na mobilização social Diretas Já, que reivindicou eleições presidenciais diretas no Brasil. Lula, Tancredo Neves, Leonel Brizola e Miguel Arraes foram alguns dos protagonistas do movimento.

1988 - Assembleia Nacional Constituinte

A experiência de luta por reivindicações sociais do PT foram o ponto de partida para muitas propostas levadas à Constituinte de 1988, que culminou na aprovação da atual constituição brasileira. A atuação do PT e de outros partidos de esquerda avançou em muitos pontos nos direitos sociais e na democratização de diversas políticas públicas.

1989 - Luiz Inácio Lula da Silva chega ao segundo turno na eleição para Presidente

Na volta das eleições gerais para presidente da República após 29 anos, Luiz Inácio Lula da Silva chega ao segundo turno da disputa eleitoral.

1990 - Suplicy no Senado

Toma posse o primeiro senador petista: Eduardo Matarazzo Suplicy, que completaria 24 anos em mandatos consecutivos.

1992 - PT-BH assume a Prefeitura de BH

Uma aliança histórica de duas grandes lideranças da cidade (PT-BH e PSB) elege o primeiro prefeito petista de Belo Horizonte, o companheiro Patrus Ananias, tendo o dr. Célio de Castro seu vice.

1996 - Continuidade com PSB-PT

Em continuidade ao projeto Democrático Popular iniciado em 1992, Belo Horizonte elege dr. Célio de Castro (PSB) que mais tarde se filia ao PT-BH

2000 - Reeleição do Doutor Célio de Castro

Célio de Castro é reeleito como prefeito de Belo Horizonte e tem como vice Fernando Pimentel 2001 Pimentel assume a PBH Por motivo de doença, o Prefeito Célio de Castro se afasta da prefeitura e Fernando Pimentel assume como prefeito de BH

2002 Lula é eleito Presidente da República Federativa do Brasil

Como primeiro presidente da República eleito pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva implementou a combinação entre crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e inclusão social, com distribuição de renda, ampliação do emprego, redução da pobreza e promoção da soberania nacional

2004 - Pimentel reeleito

Fernando Pimentel é reeleito Prefeito de Belo Horizonte, tendo como vice-prefeito Ronaldo Vasconcelos

 

2006 Lula é reeleito Presidente da República Federativa do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da coligação PT-PCdoB e PRB, foi eleito para um segundo mandato com mais de 58,1 milhões de votos (60,8% dos votos válidos).

2008

Em aliança com o PT, Márcio Lacerda (PSB) é eleito prefeito de Belo Horizonte, tendo como vice Roberto Carvalho.

2010 Dilma torna-se a primeira mulher presidenta

Com a vitória de Dilma, tem início um novo período político marcado pela superação do neoliberalismo e pela possibilidade de consolidação de um novo projeto para o Brasil, com o aprofundamento das mudanças iniciadas no governo Lula.

2014 - Dilma é reeleita presidenta da República

Com a recondução de Dilma à Presidência, a fórmula exitosa que combina crescimento econômico, inclusão social e desenvolvimento sustentável está garantida. O país caminha para a ampliação do acesso da população à educação e tornar-se, definitivamente, uma "Pátria Educadora".

2014 - Pimentel governador

Fernando Pimentel é eleito governador do Estado de Minas Gerais